Sobre Fátima Duarte

Psicóloga e Psicoterapeuta formada pela UFC, em 1985, inscrita no CRP - 11ª Região sob o N. 0277.

Atuo na área clínica e do trabalho, com títulos de Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde; Tenho Formações e Especialização em Gestalt-Terapia e Treinamento na Abordagem Sistêmica Familiar Breve.
Atualmente, resido em Fortaleza (CE) onde realizo atendimentos na forma presencial e online.

40 anos

de experiência clínica

Sobre a psicoterapia

A psicoterapia tem como objetivo atender pessoas com necessidades de ajuda para que possam desenvolver um estado de saúde mental e emocional favorável à sua busca de realização e de uma vida mais satisfatória e significativa.

Encoraja o aumento da consciência profunda de si mesmo contribui para a resolução de conflitos.


Integra partes inconscientes da personalidade.


Desenvolve ajustamentos criativos e auto responsabilidade pelos pensamentos, sentimentos e atitudes.


Resgata a espontaneidade, que é capacidade de sentir e expressar-se criativamente.

A aplicação de recursos e técnicas psicológicas utilizadas nas sessões de psicoterapia promovem a "wareness”, que é uma tomada de CONSCIÊNCIA PROFUNDA DE SI MESMO em sua relação com o mundo e circunstâncias em que vive e convive, possibilitando assim, que a pessoa possa se REPOSICIONAR EFETIVAMENTE E POSITIVAMENTE em suas PRINCIPAIS NECESSIDADES

Trata-se de um proceder clínico qualificado com base em fundamentos éticos, conhecimento teórico, técnico e metodológico cientificamente comprovados e utilizados pela psicologia.

woman holding magnifying glass with brown liquid
woman holding magnifying glass with brown liquid

Abordagens

A Gestalt-Terapia pressupõe que tornando-se "wareness” (consciente), a pessoa torna-se capaz de escolher e organizar a própria existência de modo saudável.

Sua aplicação possibilita a consciência total do indivíduo, que é um estado de consciência organísmica em suas dimensões: física, mental, emocional, intelectual e espiritual, na busca do INSIGHT (descoberta profunda) de seu campo relacional, possibilitando que o cliente crie novos caminhos e, assim, consiga aliviar as tensões, pressões, culpas e outros fatores inibidores do crescimento e desenvolvimento.

A abordagem sistêmica fenomenológica com família tem o enfoque terapêutico no sistema familiar, em conjunto, onde são trabalhadas as emoções originadas nesse sistema relacional a fim de se encontrar soluções novas. Trabalham-se os bloqueios nos relacionamentos humanos, de forma sistêmica e fenomenológica, especialmente os originados na dinâmica familiar: bloqueios e vínculos distorcidos, papeis, regras e expectativas disfuncionais. O propósito é a recuperação do fluxo do amor e da consciência perdida entre os membros da família, mediante o reconhecimento da ordem e da dinâmica inconsciente que rege os comportamentos dentro da família.

Método

O caminho de investigação e tratamento comum dessas abordagens é o MÉTODO FENOMENOLÓGICO que vê os fenômenos psíquicos como naturais, más que procura compreender os fatores determinantes destes fenômenos para que se possa atuar sobre eles, de forma satisfatória.

Consulta Psicológica

Consiste no primeiro contato relacional do psicólogo com o cliente, em um setting terapêutico, ou seja, um ambiente favorável e facilitador através do qual são expostos os motivos e as queixas do cliente. Acontece com a acolhida incondicional por parte do terapeuta, o que permitirá a identificação de problemática suscitada, as hipóteses diagnósticas, a escolha do tratamento mais adequado e subsequente planejamento e a definição dos objetivos e metas.